Skip to main content

Parceiros

Este projeto contempla o envolvimento de uma rede de parceiros multinível que inclui 15 diferentes parceiros, de âmbito local, com os quais a CMVC tem vindo, de forma mais ou menos regular, a cooperar na salvaguarda do património cultural costeiro, e 2 parceiros internacionais noruegueses, mobilizados para este projeto em função do seu know-how técnico e expertise ao nível da preservação e valorização das técnicas de construção naval tradicional em madeira, e da sua promoção e potenciação enquanto recurso para o desenvolvimento sustentável das comunidades e dos territórios.

Comunidade Educativa e Pedagógica

No envolvimento e sensibilização da comunidade educativa e pedagógica, incluem-se vários parceiros ligados ao universo educativo: Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, Agrupamento de Escolas Frei João e Escola Secundária José Régio, e o Centro de Formação Desportiva Náutica Frei João de Vila do Conde. Com as escolas dar-se-á sequência e novo impulso às iniciativas de sensibilização patrimonial já implementadas em contexto de sala de aula através da intensificação de atividades, produção de novos materiais pedagógicos, realização de visitas de estudo aos estaleiros e ao CdAN, com visitas à área expositiva, ações de formação teórico-prática em contexto de oficina, etc.

Por outro lado, será alargado o programa pedagógico municipal de prática desportiva náutica, em parceria com o CFDN Frei João de Vila do Conde, estendendo-o a toda a comunidade educativa da rede pública municipal. Ainda nesta componente, refira-se a participação do experiente parceiros Hardanger og Voss no desenho do programa de atividades educativo-pedagógicas do CdAN.

Plano Antropológico

No plano antropológico, histórico e museológico, destaque-se o envolvimento dos parceiros Sicnave – Indústria de Construção e Reparação Naval, Lda.; Barreto & Filhos, Lda.; Irmãos Viana, Lda.; Samuel e Filhos, Lda.; Associação Vila Chã – Pesca – Museu do Mar; e Associação dos Ex-Marinheiros da Armada de Vila do Conde, que se envolverão na recolha antropológica associada às Artes e Técnicas da Construção Naval Tradicional em Madeira de Vila do Conde.

Esta componente articular-se-á com o Programa Museológico e o Projeto Museográfico do CdAN.
Uma vez inscritas no INPCI e, espera-se, na lista representativa do PCI da UNESCO, as artes e técnicas da construção e reparação naval em madeira terão no CdAN um espaço cultural e educativo crucial para a sua compreensão e estudo.

Associação Vila Chã Pesca
Associação de Ex-Marinheiros da Armada de Vila Do Conde

Capacitação
e formação

Na capacitação e formação, as parcerias com o FOR-MAR – Centro de Formação Profissional de Pescas e do Mar e os cursos técnico-profissionais do Agrupamento Escolas Afonso Sanches e da Escola Secundária José Régio,darão sequência ao trabalho em curso de implementação de oferta de formação profissional em carpintaria naval, havendo a hipótese da componente de estágio realizar-se na oficina do CdAN.

Partilha e/ou cruzamento de saberes e conhecimentos

Na partilha e/ou cruzamento de saberes e conhecimentos, destaque-se a valência de acolhimento de residências e intercâmbios de profissionais e técnicos no CdAN, explorando diversas abordagens à construção naval tradicional em madeira.

O Stiftelsen Engøyholmen Kystkultursenter irá aportar ao projeto o seu know-how técnico e experiência, participando num projeto de residência e intercâmbio internacional sobre construção naval tradicional em madeira, com estadias em Vila do Conde e Stavanger, resultando na construção de 2 embarcações utilizando artes e técnicas tradicionais de construção naval em madeira.

No fomento da atratividade para o território

No fomento da atratividade (lúdica, desportiva e histórica) para o território, registe-se as parcerias com o Vila do Conde Kayak Clube, Associação dos Ex-Marinheiros da Armada de Vila do Conde e Clube Fluvial Vila-condense que, mobilizando diferentes públicos, irão desenvolver atividades desportivas e náuticas em permanência.

Entidades Apoiantes

Por último há que salientar que, além dos 17 parceiros inscritos em consórcio, o projeto reúne o apoio de um conjunto de entidades (IEFP, A&M Texas University, DRC-N, DocaPesca, FórumOceanus, Autoridade Marítima Nacional e APPA-VC) que, a nível local, regional, nacional e internacional, se mobilizaram no apoio a este empreendimento, por nele reconhecerem relevância no processo de valorização e preservação do património cultural costeiro e por ali identificarem um grau relevante de inovação enquanto centro de recursos formativos, científicos e económicos para a região e para o país.

As cartas de apoio ao projeto reunidos nesta fase de preparação da candidatura dão seguramente boas garantias de que, no futuro, este diálogo e cooperação será continuado e aprofundado, materializando-se em atividades e projetos a desenvolver, em diferentes planos, no quadro do CdAN.